HERALDO TOUR 2040

Ficha Técnica do Ônibus

Empresa BA Heraldo Tour (BA)
Prefixo 2040
Carroceria Paradiso G6 1350
Chassis Scania K380 IB
Linha
D/SÃO PAULO P/CASA NOVA-BA
Local Minas Gerais Patos de Minas, Minas Gerais
Data 16 de Outubro de 2024

Trajeto da Linha

SP São Paulo, Osasco, Cajamar (Jordanesia), Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos, Campinas, Sumaré, Americana, Limeira, Araras, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Cravinhos, Ribeirão Preto, Orlândia, São Joaquim da Barra, Guará, Ituverava e Igarapava.

MG Uberaba, Araxá, Serra do Salitre, Patrocínio, Patos de Minas, Pirapora, Montes Claros e Salinas.

BA Vitória da Conquista, Jequié, Milagres, Iaçu, Itaberaba, Ipirá, Baixa Grande, Mairi, Várzea da Roça, São José do Jacuípe, Capim Grosso, Quixabeira, Caém, Saúde, Pindobaçu, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Jaguarari e Juazeiro.

PE Petrolina.

BA Santana do Sobrado e Casa Nova.

Trajeto da Linha



Vale destacar que, em muitas cidades, os embarques e desembarques acontecem em postos ou pontos de apoio. Também é comum que os ônibus realizem paradas para embarque em pontos localizados às margens da rodovia.

Os embarques começam em São Paulo-SP e finalizam em Patos de Minas-MG, já os desembarques começam a partir de Vitória da Conquista-BA até o ponto final em Casa Nova-BA

Nessa linha, a empresa faz um trajeto bem diferenciado, saindo um pouco da Bahia, passando a divisa com o Pernambuco, e atendendo uma região com bastante demanda, que é a de Petrolina-PE e depois, retorna novamente a Bahia até o ponto final na pacata cidade de Casa Nova-BA. Comumente, a empresa opera esse trajeto via Fernão Dias, que é um trajeto mais direto, chegando em Campinas-SP eles finalizam os embarques e seguem pela Rodovia Dom Pedro, e passam por Oliveira-MG, Perdões-MG, Betim-MG e Belo Horizonte-MG, depois pegam a BR-135 ali na altura de Curvelo-MG e seguem até Montes Claros-MG, onde a partir dali, seguem o mesmo trajeto pela Bahia e um pedacinho do Pernambuco.

Quando eles vão via Rodovia Ananhanguera e BR-365, é porque existe um grande fluxo de passageiros no Interior de São Paulo e Minas, fazendo com que eles deem prioridade ao roteiro que mais está dando lucro e passageiros pra empresa. Mas, igual citei anteriormente, geralmente o carro já enche em São Paulo, Osasco e Campinas, fazendo com que sigam pela Fernão Dias rotineiramente. Mas, também tendo exceções.

SOBRE A HISTÓRIA DA LINHA

O deslocamento entre o interior da Bahia e o estado de São Paulo tem origem nas mudanças econômicas que marcaram o país a partir da segunda metade do século XX. Com a mecanização da agricultura e a escassez de empregos formais no sertão baiano, milhares de famílias buscaram alternativas nas regiões mais industrializadas do Sudeste.

A partir da década de 1980, São Paulo, Campinas, Jundiaí, Limeira e Ribeirão Preto se tornaram polos de atração para esses migrantes, graças ao crescimento das indústrias, do comércio e da construção civil. Muitos dos que partiram se fixaram em bairros operários e cidades do entorno, como Osasco e Cajamar (Jordanésia), onde o setor logístico passou a empregar grande parte dessa mão de obra.

As ligações familiares permaneceram fortes. Mesmo após décadas, é comum que pessoas que vivem em São Paulo e no interior paulista mantenham contato com suas cidades de origem no sertão, realizando viagens regulares para visitar parentes, cuidar de propriedades e participar de festas tradicionais.

Essas viagens entre o sertão baiano e o interior paulista revelam não apenas o movimento de trabalhadores, mas também a permanência dos vínculos afetivos criados pela migração, um caminho que atravessa gerações e mantém viva a relação entre o Nordeste e o Sudeste.

Observação

O veículo pertenceu anteriormente a empresa: Lefatur (SP) 2040
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال