Ficha Técnica do Ônibus
| Empresa | |
|---|---|
| Prefixo | 3737 |
| Carroceria | Paradiso G6 1550 LD |
| Chassis | Scania K380 IB |
| Linha |
D/UBERLÂNDIA-MG P/ANDORINHA-BA
|
| Local | |
| Data | 16 de Outubro de 2024 |
Trajeto da Linha
Vale destacar que, em muitas cidades, os embarques e desembarques acontecem em postos ou pontos de apoio. Também é comum que os ônibus realizem paradas para embarque em pontos localizados às margens da rodovia.
Os embarques começam em Uberlândia-MG e finalizam em Patos de Minas-MG, já os desembarques começam a partir de Vitória da Conquista-BA até o ponto final em Andorinha-BA.
Linha esticada até o Ceará
Em épocas de alta temporada, como julho e principalmente dezembro e janeiro, a empresa costuma esticar a linha até o Ceará para atender mais cidades na Bahia, em Pernambuco e no próprio Ceará. Isso acontece porque a procura por esses destinos aumenta bastante nesse período e se mantém apenas em épocas festivas e de férias, quando muitos nordestinos que moram em outras regiões viajam para visitar a família no Nordeste, ou o contrário.Trajeto da Linha quando é esticada até o Ceará
SOBRE A HISTÓRIA DA LINHA
O Juninho Tour é um dos alternativos que mantém a ligação entre o Triângulo Mineiro e o norte da Bahia, operando a linha Uberlândia × Andorinha, com passagens em cidades como Capim Grosso, Jacobina, Filadélfia e Senhor do Bonfim. Essa rota não surgiu por acaso: ela acompanha uma história de migração que começou há décadas.A partir dos anos 1980 e 1990, muitas famílias do norte baiano deixaram suas cidades em busca de trabalho nas lavouras de café e soja, além das indústrias que cresciam no interior de Minas Gerais. Uberlândia e Patrocínio se tornaram destinos comuns por oferecerem empregos sazonais, principalmente na colheita, no transporte e em serviços urbanos. Com o tempo, essas famílias foram se fixando nessas cidades, formando comunidades inteiras de baianos na região.
Apesar da mudança, os laços com a terra natal nunca se perderam. Muita gente ainda tem pais, avós e irmãos morando na Bahia, e as viagens de retorno para festas, feriados ou visitas continuam frequentes. É nesse cenário que empresas alternativas como o Juninho Tour encontraram espaço: oferecem um serviço direto, saindo de bairros e pontos conhecidos pelos passageiros, muitas vezes com horários mais práticos do que as linhas regulares.
O fluxo constante entre Minas e a Bahia faz desses ônibus mais do que um meio de transporte, eles são um elo que mantém viva a conexão entre duas regiões distantes, mas ligadas por histórias de trabalho, migração e família.
Nos períodos de maior movimento, especialmente no fim de ano, o Juninho Tour amplia seu itinerário tradicional. A linha que normalmente liga Uberlândia a Andorinha é estendida até o Ceará, alcançando novas cidades e reforçando seu papel de conector entre diferentes regiões do país.
Nessa temporada, os ônibus passam a atender também Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), dois polos importantes do Vale do São Francisco, além de Exu (PE), terra de Luiz Gonzaga, e seguem pelo Cariri cearense, parando em Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Assaré e chegando até Saboeiro (CE), no sertão central do estado.
Essa extensão de rota não é apenas uma questão comercial: ela acompanha o fluxo natural de passageiros. Durante as festas de fim de ano, muitas famílias que vivem em Minas Gerais aproveitam as férias para visitar parentes no interior do Ceará, Pernambuco e no Vale do São Francisco. Ao oferecer um serviço direto, sem a necessidade de baldeações, o Juninho Tour facilita essas longas viagens e mantém ativa uma rede de conexões criada pela migração nordestina.

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