TRANSPASCOAL 2000


Ficha Técnica do Ônibus

Empresa BA Transpascoal (BA)
Prefixo 2000
Carroceria Paradiso G6 1200 HD
Chassis Mercedes Benz O500 RSD
Linha
D/RIBEIRÃO PRETO-SP P/PÉ DE SERRA-BA
Local Minas Gerais Patos de Minas, Minas Gerais
Data 16 de Outubro de 2024

Trajeto da Linha

SP Ribeirão Preto, Sertãozinho, Dumont, Pradópolis, Américo Brasiliense, Araraquara, São Carlos, Porto Ferreira, Cravinhos, Serrana, Batatais e Franca.

MG Araxá, Patrocínio, Patos de Minas, Pirapora e Montes Claros.

BA Vitória da Conquista, Jequié, Milagres, Iaçu, Itaberaba, Ipirá, Baixa Grande, Mairi, Várzea da Roça, São José do Jacuípe, Capim Grosso, Gavião, Nova Fátima, Riachão do Jacuípe e Pé de Serra.



Vale destacar que, em muitas cidades, os embarques e desembarques acontecem em postos ou pontos de apoio. Também é comum que os ônibus realizem paradas para embarque em pontos localizados às margens da rodovia.

Os embarques começam em Ribeirão Preto-SP e finalizam em Patos de Minas-MG, já os desembarques começam a partir de Milagres-BA até o ponto final em Pé de Serra-BA.

SOBRE A HISTÓRIA DA LINHA

O fluxo de passageiros entre cidades do interior paulista, como Ribeirão Preto, Sertãozinho, Dumont, Pradópolis, Américo Brasiliense, Araraquara, São Carlos, Porto Ferreira, Cravinhos, Serrana, Batatais e Franca, e municípios do Centro-Norte da Bahia, incluindo Milagres, Iaçu, Itaberaba, Ipirá, Baixa Grande, Mairi, Várzea da Roça, São José do Jacuípe, Capim Grosso, Gavião, Nova Fátima, Riachão do Jacuípe e Pé de Serra, tem suas raízes na relação econômica e histórica entre as regiões.

O interior paulista consolidou-se como polo de produção agrícola e industrial, com destaque para lavouras comerciais, usinas e indústrias de processamento de alimentos, que demandam mão de obra constante. Muitos trabalhadores vindos do Centro-Norte da Bahia se deslocam para essas cidades em busca de empregos nas plantações, indústrias e serviços relacionados ao agronegócio.

Além do trabalho, o fluxo é impulsionado pela manutenção de laços familiares e culturais. Passageiros viajam regularmente para visitar parentes, acompanhar festas e eventos comunitários, ou cuidar de propriedades familiares, criando um movimento contínuo de ida e volta.

Cidades paulistas como Ribeirão Preto, Araraquara, Franca e São Carlos funcionam como centros de atração, oferecendo não apenas oportunidades de emprego, mas também infraestrutura urbana, transporte e serviços que conectam trabalhadores de pequenas cidades baianas às rotas econômicas mais amplas do país.

Dessa forma, a rota entre o interior de São Paulo e o Centro-Norte da Bahia não representa apenas um deslocamento geográfico: ela reflete a história da migração laboral, o vínculo entre trabalho e família e a interdependência econômica entre essas regiões, mantendo viva uma rede de circulação humana que atravessa gerações.

Observação

O veículo pertenceu anteriormente as empresas: Viação Águia Branca (ES) 23160 e Transpasso (SP) 23160.
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