JAÍLSON VIAGENS 1001

 

Ficha Técnica do Ônibus

Empresa BA Jaílson Viagens e Turismo (BA)
Prefixo 1001
Carroceria Paradiso G6 1200 HD
Chassis Mercedes Benz O500 RS
Linha
PATOS DE MINAS-MG x PATROCÍNIO-MG (BALDEAÇÃO SÃO GABRIEL-BA x PATOS DE MINAS-MG)
Local Minas Gerais Patos de Minas, Minas Gerais
Data 16 de Outubro de 2024

Trajeto da Linha

MG Patos de Minas, Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba, Rio Paranaíba, São Gotardo, Santa Rosa da Serra, Campos Altos, Araxá, Serra do Salitre e Patrocínio.



O ônibus da foto é o que estava responsável por fazer a baldeação no dia. O que acontece é o seguinte: um ônibus sai de São Gabriel-BA e segue via Norte de Minas, finalizando viagem em Patos de Minas-MG onde finalizam-se todos os desembarques. Os passageiros que vão seguir até outras cidades do triângulo mineiro, embarcam no ônibus que fica parado na Churrascaria.

Essa baldeação acontece pois, a região tem muitos baianos, e para empresa fazer esse trajeto da Bahia até Patrocínio, atendendo todas as cidades da baldeação, ficaria muito fora de mão pros passageiros e motoristas, pois a viagem dobraria a duração, devido aos desvios de rotas. Então para uma melhor organização e distribuição dos passageiros, a empresa faz isso. Ainda existe um terceiro ônibus que em épocas de alta demanda, sai de Patos e vai até o Sul de Minas, atendendo as cidades de: Boa Esperança-MG, Ilicínea-MG, Perdões-MG e região. Logo abaixo deixarei o trajeto que a empresa faz saindo da Bahia até Patos de Minas.

Trajeto da Linha

BA São Gabriel, Irecê, Lapão, Canarana, Segredo, Iraquara, Seabra, Ibitiara, Ibipitanga, Botuporã, Tanque Novo, Caetité, Guanambi, Pilões, Pindaí e Urandi.

MG Espinosa, Monte Azul, Mato Verde, Porteirinha, Janaúba, Montes Claros, Pirapora e Patos de Minas.


SOBRE A HISTÓRIA DA LINHA


O fluxo de passageiros entre cidades do Centro-Norte da Bahia, como São Gabriel, Irecê, Lapão, Canarana, Segredo, Iraquara, Seabra, Ibitiara, Ibipitanga, Botuporã, Tanque Novo, Caetité, Guanambi, Pilões, Pindaí e Urandi, e o Norte de Minas, incluindo Espinosa, em direção ao Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, é determinado principalmente por fatores econômicos e sociais.

Essas regiões de origem são historicamente dependentes da agricultura familiar, pequenas propriedades e do comércio local. A escassez de empregos formais, combinada com variações de safra e dificuldades estruturais no campo, faz com que muitos moradores busquem oportunidades em regiões com maior diversificação econômica.

No Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, cidades como Pirapora, Patos de Minas, Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba, Rio Paranaíba, São Gotardo, Santa Rosa da Serra, Campos Altos, Araxá, Serra do Salitre e Patrocínio oferecem empregos em setores agrícolas mecanizados, cooperativas, usinas e pequenas indústrias de transformação. A agricultura comercial, especialmente a produção de grãos e atividades agroindustriais, demanda mão de obra constante, gerando deslocamentos regulares de trabalhadores vindos do Nordeste e do Norte de Minas.

Além do trabalho, muitos passageiros viajam para manter vínculos familiares, visitar parentes ou cuidar de propriedades herdadas, mantendo viva a relação entre as cidades de origem e os polos mineiros de produção. Esse fluxo contínuo explica por que os ônibus entre essas regiões carregam passageiros de forma constante, refletindo tanto necessidade econômica quanto tradição social.

Assim, a linha entre o Centro-Norte da Bahia, Norte de Minas e o Triângulo Mineiro / Alto Paranaíba não é apenas uma rota de transporte: ela é um espelho das conexões históricas e econômicas que unem essas regiões, atravessando distâncias e gerações.

Observação

O veículo pertenceu anteriormente as empresas: VB Transportes (SP) 30907 e Enio Tur (MT) 7006.
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